terça-feira, 22 de julho de 2014

Sonhando longe

Sonhando longe ...

Aproveitei que estamos todos de ferias e hoje nosso passeio foi no Mercado de Flores do Ceasa Campinas!

Quando mudarmos para a nova casa pretendemos ter uma horta :D e como ainda não é possivel começa-la, começamos pelas arvores! Cada filha pôde escolher uma. O resultado final foi: Amora e Acerola! Paguei R$10,00 em cada muda, mais vaso e terra (R$40,00) para aguentar até a mudança! 

Veja que bonitinho ... o pé de amora já estava cheio de amorinhas!



Abaixo segue algumas postagens que passei para elas irem se interando de como ter horta em casa (ferias com cultura!).

http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI87728-16939,00-DICAS+PARA+MONTAR+UMA+BOA+HORTA+EM+CASA.html

http://conectarcomunicacao.com.br/blog/82-como-fazer-uma-horta-em-casa/

http://www.hortaemcasa.com.br/historico.asp



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Laje

Lajes ... lajes e lajes ... aff! Palavrinha da semana ... e mais conhecimento adquirido ;)

Pois é ... chegamos na primeira laje com 2 meses e meio de obra! Ufa! E então surgiu a grande duvida: tradicional ou protendida? O arquiteto queria protendida e o pedreiro a tradicional ... e eu? No meio dos dois :/

O que me impressionou foi o quanto é artesanal o trabalho de montar as caixarias! Verdadeira obra de arte! Ficamos nisso quase duas semanas! Aff ... parecia que não estava andando!

Abaixo é possivel ver as colunas da entrada com a caixaria começando e depois com a caixaria pronta!




Quanto as lajes ... agora vai! Acabamos optando pela laje protendida (conhecida como "laje tatu" ... ). Na sexta começou a colocação dos trilhos ... e agora o material de preenchimento! Veja informações sobre lajes no final do post ... não vejo a hora de concretar ... :)




Então aí vai um resumo da laje protendida ... No final, o efeito é o mesmo das duas ... a grande diferença é na quantidade de apoio: enquanto a tradicional precisa de um pontalete a cada um metro, a protendida é a cada três metros um apoio! Comparando, usamos praticamente um terço de pontaletes do que teríamos que usar se fosse a normal (e ainda assim, foram mais de 80 que precisamos!)

Elementos que compõem Laje Protendida:
(retirado de: http://www.protensalto.com.br/lajes.html)
   Vigotas Protendidas PROTENSALTO (VPS):

   São constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente sob rigorosas condições de controle de qualidade, com seção de concreto usualmente formando um "T" invertido, com armadura ativa pré-tensionada totalmente englobada pelo concreto da vigota, também designada em projeto como LP(Laje Protendida).
   Elementos de enchimentos:

   São componentes pré-fabricados com materiais inertes diversos, sendo maciços ou vazados, intercalados entre vigotasPROTENSALTO em geral, com função de reduzir o volume de concreto, o peso próprio da laje e servir como fôrma para o concreto complementar. São desconsideradas como colaborantes nos cálculos de resistência e rigidez da laje, podendo ser de material cerâmico ou em EPS (Isopor).
   Armadura de distribuição:

   A armadura de distribuição tem as funções de absorver as tensões e evitar a fissuração do concreto complementar, devendo ser posicionada acima do elemento de enchimento, com seção de no mínimo 0,90 cm2/m em cada direção para aços CA 25 e 0,60 cm2/m em cada direção para os aços CA 50 e CA 60, contendo pelo menos 3 barras por metro em cada direção.
   Concreto Complementar (capa):

   O concreto complementar é considerado como parte resistente da seção final da laje, podendo ter 4 ou 5 cm para situações habituais e excepcionalmente acima desse valor.