sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ferias

Olá Povo Construtor! Tudo caminhando na obra de vocês?

 Já estão ouvindo os sinos de natal?!?!?! Por aí passou tão rapido quanto por aqui??? Porque por aqui ... passou voando! E as ferias chegaram!!!! Êta palavrinha boa essa, não é?!?!?! F-E-R-I-A-S

E além de contar as ultimas da obra, queria aproveitar para desejar a todos um Super-Hiper-Mega-Ultra Feliz Natal e Ano Novo! E que a comemoração do nascimento de Jesus, traga o renascimento na sua vida de que 2015 pode ser muito melhor que 2014!

E vamos lá ... desde quando os pedreiros começaram em maio (nossa ... nem creio que já passou tudo isso!) já sabia que eles tirariam 2 semanas de ferias! E acho que eles merecem ... são SUPER em tudo: organização, dedicação, capricho, presença ... só elogios!

Nessa semana grandes progressos: colocaram todos os contra-marcos, instalaram toda a parte hidraulica, a parte elétrica e quase terminaram total o reboco! O pessoal do boiler ligou meu aquecimento solar (uhuuu - tenho agua quente!), as calhas e rufos acabaram (faltou apenas os muros!) e concretamos todo andar terreo. Vamos Às fotos?

Caixa de Disjuntores do andar superior
Garagem / frente concretada



Hidraulica Suite Master (primeiro capricha ... depois quebra ... vai entender ... rsrsrs)
As fotos não são tãããão bonitas nessa fase, mas muito alegram os que chegam lá ;)

Mas o que é folga para alguns ... para outros nem tanto: até a volta dos pedreiros em 05/01 tenho que estar com o revestimento e piso comprado, assim como as pingadeiras e soleiras :/ Aff!!!!

E vamos lá ... que 2015 está às portas :)



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Black Friday

Oi Gente! Tudo bem no meio desses tijolos e cimentos?

Por aqui, praticamente acabou o reboco externo e estamos rebocando por dentro :) ... e colocando hidraulica e colocando conduite! É tanto assunto diferente que as vezes fico até meio perdida.

No meio disso tudo, procurando pisos e revestimentos ... aff! Esse sim é um trabalho que parece que não rende ...

Mas como muito posts que já vi por ai, queria também compartilhar minhas comprinhas black friday. Não foi uma mega economia, mas ... foi bom! Compramos o forno de embutir (a gás da Brastemp), a coifa de parede (de vidro da Electrolux) e o cooktop (5 bocas ative da Brastemp).

Aliás, comprei no Compra Certa pela recomendação da Ana Julia do blog minhacasaemvinhedo





E também minha banheira :) Quase desistimos quando começamos a ver os preços ... mas achamos essa Jacuzzi por R$2600! Com 3 jatos, aquecedor, dois encostos de cabeça e 1,1m de largura por 1,8m de comprimento.



E é isso :) Agora vamos que vamos gastar sapato nesses pisos :) Beijinhos para os corajosos da construção!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Agua de Reuso

Olá Queridos Vizinhos!

Como o meu sistema de reuso para água da chuva ficou pronto :D, queria compartilhar com vocês sobre ele ...

O termo "água de reuso" é genérico e para todo tipo de água reutilizada. Mas, como esse tipo de água precisa ser tratada antes de reaproveitada, o mais simples se torna usar apenas a água da chuva.




Esse é um sistema padrão de agua de reuso, no qual existe uma cisterna enterrada no quintal e através de um sistema de bomba ($$) a água é enviada para uma caixa de água de chuva (reuso) que fica junto com a caixa de água potável. 







Retirado  http://www.comunitexto.com.br/dicas-para-reaproveitamento-de-agua/#.VHS1JPnF9qU


No meu caso, tinha um espaço sobre o deposito que fica no quintal que ia ser parte varanda, parte um recuo obrigatório. Pensando na possibilidade de sustentabilidade (muito antes dessa falta de água horrorosa pela qual estamos passando!) optei em usar essa parte para armazenar a água. Vantagem??? Não preciso do sistema de bombeamento, uma vez que a gravidade me ajudará!

Um outro detalhe sobre o reuso, é que normalmente ele vai para as descargas de banheiro. No meu caso optei apenas por torneiras para poder lavar o chão e molhar minha área gramada (e a horta, e o pomar, que apesar de pequenos, vão existir! Lembra que já tenho até amora e acerola; aliás, já comemos muita amora caseira esse ano!).

Nessa primeira imagem pode-se observar a descida de água do telhado para o sistema de reuso. Cerca de 50% do telhado permite que a água seja aproveitada para o reuso (a outra parte tem queda  para o outro lado e é descartada diretamente na rede pluvial!).


Na proxima figura, temos o filtro da água drenada, desenvolvido pelo meu super-pai-gerente-da-obra. Esse meu pedaço é um recuo obrigatório (ou isso, ou um paredão de dois metros :/) que eu vou fazer um jardim. Optamos por deixar o filtro nesse ponto para poder ser facilmente limpo.


E então ... voilá: o sistema final, com o ladrão descartando o excesso (tenho fé que em breve teremos excesso de água novamente!) para os sistema pluvial.


PS: felizmente pudemos testar ontem mesmo o sistema (parece que a chuva estava esperando ele ficar pronto ;) )! Na chuva que deu ontem a noite encheu quase 10cm :)


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Começou o reboque

Olá Queridos Construtores que acompanham o Blog!

Passando rapidinho só para compartilhar com vocês uma super novidade: a primeira parede rebocada! Uhuuuuuu! Essa é a parede  lateral onde tem o vidrão da escada, em cima suite das meninas e embaixo sala de jantar e cozinha.

A primeira parede rebocada!!!!!
E conforme combinado com os meus super-pedreiros, hoje paguei churrasco para eles pois terminaram o telhado (o churrasqueiro foi o marido!). Já tinhamos feito um na primeira laje e agora foi o do telhado :) O proximo, só no final. Aliás, essa semana é aniversário da obra: dia 05/11 faz 6 meses que começamos! E com a graça de Deus, tudo caminhando :D



Telhado pronto

 

Telhado Caixa D'agua finalizado 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Portas e janelas

Olá a todos! Muito calor por ai ... ou muita seca? Por aqui quem está judiando é a seca :(

Hoje estive na obra (excepcionalmente, dia de semana!) e ela já está internamente toda chapiscada!!! Depois de falar das portas e janelas, vão algumas fotinhos :)

Essa semana fechei as portas e janelas! Que parto, viu?!?! Além de ser o item que mais gastei até agora, exagerei nos orçamentos ... fiz em 10 lugares diferentes! Não estava nem podendo atender celular ... era só vendedor de porta e janela que me ligava!

Por fim, fechamos tudo em aluminio branco linha mega (tem a linha suprema, que dizem ser mais simples!) com todos os itens que possuem persiana, usando persiana integrada (aquela motorizada!).  A parte boa é que já fechamos a porta da frente em aluminio também ... :) Fechamos com a Softprime na pessoa do Felipe, apesar de termos sidos muito bem atendidos por varios outros! Alguem está curioso com os preços? Vou falar devagar para não assustar Q-U-A-S-E  Q-U-A-R-E-N-T-A M-I-L! Bastante, né? Eu também achei ... 30% entrada mais 5 "parcelinhas" ... mas como são quase 40 itens entre portas e janelas ... vamos lá! Vai ficar lindo :)

Pensei varias vezes em fazer fechamento de vidro. Parte boa: 70% do valor. Parte ruim: não tem veneziana. Além disso, dizem os entendidos que não tem a mesma estanqueidade para água, nem o mesmo isolamento acustico. Não sei se isso seria muito importante, mas além de não querer arriscar, no meu planejamento com a caixa estava aluminio ... ou seja, não quis arriscar duplamente!

Vamos as fotos de hoje:

A foto a seguir é a garagem com uma entrada lateral interna (lá no fundo fica minha lavanderia e ao lado a cozinha). Faltava passar toda a parte de esgoto ... agora não falta mais! Esse tubos brancos saindo do chão são os pontos de inspeção para facilitar caso haja entupimento. Não gostei deles :( Mas ...


Essa proxima foto é do fundo! As duas portas superiores são das suites das crianças. Como não fizemos porta muito grande, elas ainda tem janelas! Embaixo é o espaço gourmet e o banheiro da piscina (um dia, terei uma piscina ;) ) e ao lado (o que não saiu!) é o deposito sobre o qual ficam as minhas caixa d'agua de reuso. Essa varanda tem aprox. 24m2.


E é isso aí minha gente! Vamos que vamos :)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Telhado

Olá Queridas Vizinhas e Vizinhos!

Como o tempo passa nessa correria de obra, hem?!?! E lá se vai mais um mês desde a ultima publicação ... aff!

Aqui vai tudo de "vento em poupa" ... graças a Deus!

Amanha colocarão as calhas no telhado, na sexta o ar-condicionado (tubulação), para segunda fecharmos com as telhas! Oba :)

Aproveitamos nesse final de semana para passar uma mão de selador em todo o telhado e caixa d'agua ... Cansei, viu?!?! E com o calor que estava, dá para imagina, né?!? O telhado vai ser de embutir com telha de fibrocimento (comprei na Socobert por R$4500,00).


A seguir, na foto do quintal, estão as duas caixas d'gua (em cima das minhas telhas de fibrocimento!) e que serão acopladas ao sistema de aquecimento solar ... Acho que já falei no outro post ... mas para terminar a instalação (colocação das placas) o telhado tem que estar pronto! Ainda terei mais duas caixas d'agua, um pouco menor (750l cada) para água de reuso. Espero que não seja inutil, pois com essa seca ... :(


Quanto ao ar-condicionado, optamos por colocar os condensadores (a máquina!) na caixa d'agua, um ao lado do outro. Então, em cada quarto fica uma caixinha com duto elétrico, do ar e da pingadeira e que tem que chegar até o condensador. A instalação será feita antes de fecharmos o telhado. Depois, com a casa pronta, é só colocar o split em cada quarto :) Paguei R$2000 para instalação e material neccessário (exceto o ar!).

Ah ... quase ia me esquecendo das portas e janelas que fechamos ontem, mas vou colocar em outro post para esse não ficar tão grande!

Beijinhos a todos os batalhadores da construção civil :)


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

2. Laje Pronta!

Finalmente arrumei um tempinho para colocar as fotos desse final de semana!

Tem que correr senão elas logo ficam ultrapassadas, não é?

Na quarta-feira 17/09/2014 concretamos a laje superior! Uhu! Fizemos novamente com a Big concreto aqui de Campinas! Que céu de brigadeiro, não é?





Aproveitamos e concretamos a escada! Ufa ... não aguentava mais subir na escada do pedreiro :) Até registrei minha "primeira subida". Uma sensação do tipo "um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a obra". (Coitado de Armstrong :/ ... precisou ir para a lua, para sentir o mesmo que eu, rsrsrsrs )


 
E já começaram no dia seguinte a caixa d'agua ... aliás, as últimas notícias da obra (só vou lá de final de semana ... felizmente tenho um super-pai que cuida de tudo para mim!) é de que ela já está pronta :) Oba!



E as vizinhas mais antigas podem me falar .. .eu que sou exagerada ... ou vocês também parecem que vão montar um book da obra!?!?! Aff ... se for juntar tudo que é foto de celular, tablet, maquina ... dá para a obra ser candidata a miss Brasil ;)

Só dessa vista do quarto das meninas, temos várias! Amo ...



E para terminar ... foto surpresa que o marido tirou ... raridade, uma vez que a fotografa, quase sempre sou eu! Mas até que gostei :)

E como hoje já é quinta ... bom cimento ... ops, bom fim de semana para vocês. Que Deus abençoe a jornada de cada um!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Aquecedor Solar

Oi vizinhos e vizinhas! Tudo na correria por ai?

Essa semana estamos terminando a caixa d'agua (fotinhos, amanha)! Oba :)

Sendo assim ... chegou a hora de decidir sobre o aquecimento solar!

Existem muitas controvérsias por ai ... cada um defende um tipo de aquecimento, que praticamente se resume em três: solar, gás ou elétrico. Veja que reportagem interessante sobre isso! Parece até com nossa política (só para ser atual ;) )! Mas se você que detalhes de cada um, pode dar uma olhada aqui (blog que sou fã e de onde peguei a figura a seguir)!

Não entrando no mérito da briga ... optamos aqui em casa por solar. Resumidamente, ele possui um reservatorio (boiler) que vai ficando com a agua aquecida pela captura solar das placas (que ficam no telhado). Quando a temperatura do boiler não é suficiente, existe um sistema elétrico para compensar.



Para definir o tamanho do seu sistema, normalmente calcula-se um boiler  de 100litros por pessoa da casa ... sendo assim, o meu ficou com 500litros! Respectivamente, tem o numero de placas solares  necessarias para aquecer essa água: no meu caso, 5 placas.

Como optativo, tem-se ainda o controlador do boiler. Normalmente, o aquecimento elétrico (para dias de chuva) fica desligado. Por esse controlador voce pode verificar qual a temperatura do boiler e ligar ou desligar, conforme a necessidade.

Finalmente, chega-se nos custos de instalação. Cada empresa cobra um valor e ainda cobra um "kit de instalação" com o material necessário para ligar as placas ao boiler e esse ao seu sistema.

Fechamos por aqui com a SOLARCAMP. Além de indicações, o preço foi o melhor tanto do sistema quanto de instalação. E ainda deixam optativo de comprar o kit de instalação com eles ou direto em lojas do ramo.

Está curioso do $$ ??? Pois é ... R$3500 com o controlador + R$350 instalação +R$600 material (kit).

Um pouquinho menos de $$ na conta, mas um pouquinho mais perto do fim :) :) :)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Segunda Laje :D

Oi Amigos e Companheiros de Construção!

Estava ficando chateada com a demora de "efeitos visuais" na obra :)

Mas ai vai umas fotos fresquinhas de hoje!

Começamos a laje superior! Uhu!

Essa foto ao lado é o corredor dos quartos, visto de frente para trás.

A outra foto embaixo é o quarto do meu filho, que chamos "quarto boy". Esse quarto tem um diferencial. Enquanto o "quarto girl" é suite com closet (são duas meninas!), esse tem um banheiro americano com um "quarto multiuso".

Pena que ao contrario das paredes, essa parte é um pouco lenta!

 Primeiro foram as percintas das janelas e portas e depois as caixarias para a laje. Terminando as vigas e lajotas da laje, aí ainda vai faltar a parte elétrica :/

 Mas, de passinho em passinho ... dizem que até beija flor apaga incendio, não é?!?!

 O importante é que estamos super dentro do cronograma inicial da Caixa.

Aliás, aproveitando o assunto ... mensalmente o engenheiro tem feito as visitas na obra. Apesar do nosso contrato ser do dia 10, ele sempre vai em torno do dia 18 de cada mês e em 3 dias o dinheiro está liberado na minha conta. Ele tira umas fotos da evolução da obra e não da muita conversa para ninguem. Na ultima etapa, nem o vimos fazer a visita :/ Mas o mais importante é que estamos conseguindo cumprir as etapas dentro do previsto, tanto em tempo, quanto em $$.

Beijinhos e bom final de semana que hoje já é quinta ;)



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Paredes superior

Olá Pessoal que acompanha o blog... tudo bem?

Passando rapidamente para mostrar como parede sobe rápido ... :)

Quarto Boy

 Banheiro Americano (Boy)

 Vista lateral (Home + Boy)

Essas fotos são do final de semana ... hoje já acabaram todas as paredes internas e estão começando as percintas das janelas ... uhuuuu! Já comprei a laje forro e já foi dimensionada ... contagem regressiva para a colocação!

Não vejo a hora de chegar semana que vem para tirar os apoios da laje-piso (dá para ver um nessa ultima foto). Como usei a laje protendida, foram poucos apoios (pontaletes) mas com certeza quando sairem, tudo muda de figura!

Agora comecei a cotar as portas e janelas de aluminio. Aff ... mega25, mega32, suprema, ... , mais uma coisa para aprender e bastante $$ para gastar ;)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Duvida ...

Olá Pessoal! tudo bem?

Minhas paredes estão subindo rapidinho ... já tenho até "janelas" no segundo andar!!!!

Mas, enquanto o fim de semana não chega para eu tirar fotos e postar, queria informação sobre aquecimento solar.

Alguém colocou? Gostou? Aqui na região de Campinas tem indicação?

Estou começando a cotar e fica perto de R$4000! é isso mesmo?!?!?! Uau ...

E isso só o boiler com as placas :( Queria colocar aquele controlador de ligar e desligar o aquecedor do boiler e também que indica a temperatura do boiler. Será que precisa?

Quanto conhecimento  adquirido :)

Beijinhos congelantes porque por aqui está muito frio!


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Primeira Laje :D

E de presente de "mesversário" (esse é o terceiro!), a nossa obra ganhou a laje concretada! Oba!





Novamente fechamos o concreto da laje com a Big Concretos (quem me atende lá é a Karen!) e dessa vez foram 27m2 de concreto, ou seja, 3 caminhões com 6m2 cada. Sobrou um pouquinho e como a empresa de concreto não leva embora (dá para acreditar?!?! se sobra alguma coisa, eles descartam na propria obra!), aproveitamos e já fizemos o contrapiso do hall de entrada e do depósito (quarto de bagunça). Abaixo a foto do hall:

.
Demorou umas 3 horas para colocar todo o concreto, utilizando uma bomba lançadeira (na foto abaixo, o de azul é o homem do "controle remoto"! ... tecnologicamente falando, muito legal!):







A parte chata, é que entre colocar a primeira laje e concretar, demorou 10 dias! e mais alguns dias colocando os caixilhos e já passando uma parte dos conduites elétricos e também a tubulação de esgoto: 



Esse foi o resultado final:


Depois disso só me restou agradecer a Deus por mais uma etapa concluída e pagar o churrasco da laje para o pessoal da obra :D E vamos às paredes novamente!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Sonhando longe

Sonhando longe ...

Aproveitei que estamos todos de ferias e hoje nosso passeio foi no Mercado de Flores do Ceasa Campinas!

Quando mudarmos para a nova casa pretendemos ter uma horta :D e como ainda não é possivel começa-la, começamos pelas arvores! Cada filha pôde escolher uma. O resultado final foi: Amora e Acerola! Paguei R$10,00 em cada muda, mais vaso e terra (R$40,00) para aguentar até a mudança! 

Veja que bonitinho ... o pé de amora já estava cheio de amorinhas!



Abaixo segue algumas postagens que passei para elas irem se interando de como ter horta em casa (ferias com cultura!).

http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI87728-16939,00-DICAS+PARA+MONTAR+UMA+BOA+HORTA+EM+CASA.html

http://conectarcomunicacao.com.br/blog/82-como-fazer-uma-horta-em-casa/

http://www.hortaemcasa.com.br/historico.asp



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Laje

Lajes ... lajes e lajes ... aff! Palavrinha da semana ... e mais conhecimento adquirido ;)

Pois é ... chegamos na primeira laje com 2 meses e meio de obra! Ufa! E então surgiu a grande duvida: tradicional ou protendida? O arquiteto queria protendida e o pedreiro a tradicional ... e eu? No meio dos dois :/

O que me impressionou foi o quanto é artesanal o trabalho de montar as caixarias! Verdadeira obra de arte! Ficamos nisso quase duas semanas! Aff ... parecia que não estava andando!

Abaixo é possivel ver as colunas da entrada com a caixaria começando e depois com a caixaria pronta!




Quanto as lajes ... agora vai! Acabamos optando pela laje protendida (conhecida como "laje tatu" ... ). Na sexta começou a colocação dos trilhos ... e agora o material de preenchimento! Veja informações sobre lajes no final do post ... não vejo a hora de concretar ... :)




Então aí vai um resumo da laje protendida ... No final, o efeito é o mesmo das duas ... a grande diferença é na quantidade de apoio: enquanto a tradicional precisa de um pontalete a cada um metro, a protendida é a cada três metros um apoio! Comparando, usamos praticamente um terço de pontaletes do que teríamos que usar se fosse a normal (e ainda assim, foram mais de 80 que precisamos!)

Elementos que compõem Laje Protendida:
(retirado de: http://www.protensalto.com.br/lajes.html)
   Vigotas Protendidas PROTENSALTO (VPS):

   São constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente sob rigorosas condições de controle de qualidade, com seção de concreto usualmente formando um "T" invertido, com armadura ativa pré-tensionada totalmente englobada pelo concreto da vigota, também designada em projeto como LP(Laje Protendida).
   Elementos de enchimentos:

   São componentes pré-fabricados com materiais inertes diversos, sendo maciços ou vazados, intercalados entre vigotasPROTENSALTO em geral, com função de reduzir o volume de concreto, o peso próprio da laje e servir como fôrma para o concreto complementar. São desconsideradas como colaborantes nos cálculos de resistência e rigidez da laje, podendo ser de material cerâmico ou em EPS (Isopor).
   Armadura de distribuição:

   A armadura de distribuição tem as funções de absorver as tensões e evitar a fissuração do concreto complementar, devendo ser posicionada acima do elemento de enchimento, com seção de no mínimo 0,90 cm2/m em cada direção para aços CA 25 e 0,60 cm2/m em cada direção para os aços CA 50 e CA 60, contendo pelo menos 3 barras por metro em cada direção.
   Concreto Complementar (capa):

   O concreto complementar é considerado como parte resistente da seção final da laje, podendo ter 4 ou 5 cm para situações habituais e excepcionalmente acima desse valor.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Paredes 3D

Olá Povo Corajoso que está construindo!

Vejam que legal as fotos das minhas paredes ... Aproveitei a obra do vizinho e fiz umas fotos em 3D :) :) :)

Claro que isso foi no comecinho da semana e agora já está tudo mais alto ainda.

 
Essa primeira foto é a vista do fundo para a frente, que agora inclusive já tem tapumes fazendo o fechamento da obra!
 
 
Nessa foto é a vista para o fundo da casa; no centro o espaço gourmet e o quintal!
 
Estou ainda devendo um 3D da casa ... quem sabe agora que as férias estão chegando sai :)

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Paredes!?!?!?

Boas notícias :D

Minha casa já tem parede :D

Não são muitas e nem tão altas, mas já perdeu a cara de terreno!!!
(e olha que as fotos são de terça ... até o fds, imagina?!?!?!?)

Vista do fundo para frente

Hall de entrada e parede da garagem

Nem deu tempo de contar do alicerce, coitado :(  Vai pelo menos uma fotinho dele ...



Até o momento estamos usando dois tipos de blocos (além dos tijolinhos do alicerce):

- Bloco de Concreto tipo Vedação com dimensão de 19x19x39cm
(usado para os muros, paguei R$2,30 o inteiro na Hiperblocos - F:1938872300)

- Bloco Cerãmico com dimensão 14x19x25cm
(usado para as paredes, paguei R$860 o milheiro na Gianfrancesco F:19-32234318)

Os tijolinhos do alicerce paguei R$170 o milheiro na JR F:11-40355434), porém esse valor é para mais de 10 milheiros. 

Definitivamente, agora não tenho mais "terreno" ... tenho uma "casa em construção" :)



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Financiamento parte2

Estava ensaiando para escrever esse post pois estava esperando a primeira parcela $$ do financiamento sair.



Como $$ saiu :) ... .ai vamos nós!

Comecei minha historia com a Caixa Economica em setembro/2013, quando procurei uma agencia da Caixa (no meu caso, a mais perto de casa, para poder ir a pé, empurrando carrinho de bebê!). Lá fui atendida por uma moça que me passou a listagem de documentos (ver post  Financiamento?!?!?!?) e me sugeriu procurar um Correspondente da Caixa. Como eu e meu marido somos engenheiros, achamos que conseguiríamos sem eles (só para te animar ... conseguimos, tá?!?!?!).

A parte mais dificil foi achar um engenheiro que já tivesse feito os Cronogramas Físico-Financeiro da Caixa. Depois de muita procura, fechamos com o Eng. Arnaldo (accostah@gmail.com) que demorou um pouco mais de um mês para fazer e cobrou R$1800,00.

Resumindo minha historia de  4 meses (oficiais) para sair o financimento ...
- enteguei os docs em nov/2013. Faltou os do marido :/
- inicio dez/2013 docs aprovados e projeto enviado para engenharia aprovar
- inicio jan/2014 faltou o projeto completo (pediram apenas o da prefeitura! ... vai entender :/ )
- fev/2014 correção do cronograma fisico-financeiro devido a impossibilidade de usar FGTS
- erro em uma das paginas (rasura+correção) entrega final 25/02/2014

Em 21/03/2014 recebi finalmente o email agendando a abertura da conta e assinatura do contrato. Glória Deus!!!!!! E ai começa outra historia ...

No dia da assinatura do contrato (que foi uns dias depois da abertura de conta), deve-se transferir para a caixa TODO o dinheiro que você disse que tinha (no meu caso, uns 60% do valor total). Esse dinheiro vai sendo devolvido mensalmente de acordo com as parcelas do cronograma fisico-financeiro.

Cuidado!!! Você deve rodar todo o primeiro mês da construção com recursos próprios! Ou seja, deixe de reserva na sua conta um valor próximo ao da primeira etapa pois a Caixa só pagará depois de executado!!
(eu não fiz isso :( ... e foi um sufoco!).

Outra coisa ... em nenhum momento alguém me avisou que deveria pagar R$948,28 + R$30,00 na abertura da conta! Ainda bem que fui prevenida :/

Além disso, o contrato deve ser registrado em cartório para liberação da primeira parcela. Ou seja, deve-se apresentar no banco a matricula atualizada do imóvel constando o financiamento. Sabe quanto o cartorio cobrou? quase R$2000,00!!! Além disso, o cartorio da minha cidade deu enrosco, tive que fazer um adendo no contrato da Caixa o que fez com que o processo todo levasse uns 40 dias! Ou seja ... fique esperto com os prazos ;)

Assinei o contrato em 09/04 ... assim, em torno dessa data no mês seguinte, o engenheiro deveria fazer a primeira vistoria na obra. E realmente, ele ligou uns dias antes, marcou para uma semana depois da data. Foi no local e tirou varias fotos, sem muita conversa.

Pelo cronograma físico-financeiro, estávamos um pouco atrasados (lembra que falei que o pedreiro demorou para começar?!?!?). Mas mesmo assim, ele autorizou o pagamento da parcela ... disse que isso era comum na primeira etapa e o importante é que estava caminhando bem (nesse dia, felizmente tinha 6 pessoas na obra!!!).

Assim, depois da matricula entregue e aprovação do engenheiro, em 4 dias úteis o dinheiro estava em conta.

Segundo a informação do banco, nas proximas é mais facil ainda pois basta a visita do engenheiro.

Um lugar que me ajudou muito nessa busca de informações foi o Blog do Geraldo. Ele coloca informações beeeem detalhadas sobre o financiamento e eu não quis ser repetitiva :)

Não perca os próximos capítulos :)

PS: todos que eu comentava sobre financiamento da Caixa me falavam horrores! Posso dizer que comigo foi até que tranquilo ... achei uma pessoa que me atendeu super bem e se comunicava melhor ainda por email. No demais, basta apenas ter paciência! Eu recomendo :)




terça-feira, 3 de junho de 2014

Etapa 2 - Baldrame

Ufa! Até que enfim ... concretamos o baldrame :)

Praticamente no aniversário de um mês da obra, a concretagem do baldrame saiu! Oba :)

A empresa que contratamos desde as estacas foi a "BIG Concreto" que tem nos atendido super bem!


Dessa vez inclusive na falta de uma bomba convencional, enviou uma lançadeira ... muito legal! Toda manipulada por controle sem fio (acionamento remoto).


E o resultado foi esse:


Foram aproximadamente 25 m3 de concreto, ou seja, 5 caminhões! E isso tudo em uma única manhã! As crianças daqui de casa (incluindo a mamãe!) gostaram tanto que até saiu um filminho ... É possivel inclusive perceber logo atrás da mangueira de concreto a utilização de um aparelho vibrador para ajudar o assentamento do concreto. Esse equipamento foi alugado.



Fazendo um "parenteses" para terminar ... toda  nota fiscal de conreto deve ser bem guardada! Veja (retirado de http://elielfernandes.wordpress.com/quem-sou/):
2) As notas fiscais de concreto usinado e o serviço de bombeamento poderão abater em 5% a remuneração de mão de obra conforme prevê o Artigo 356 da IN 971/2009:
Art. 356. Será, ainda, aproveitada para fins de dedução da RMT, a remuneração:

….
III – correspondente a 5% (cinco por cento) do valor da nota fiscal ou da fatura de aquisição de concreto usinado, de massa asfáltica ou de argamassa usinada, utilizados inequivocamente na obra, independentemente de apresentação do comprovante de recolhimento das contribuições sociais.
Parágrafo único. O disposto no inciso III do caput não se aplica à argamassa em pó adquirida para preparo na obra.