terça-feira, 25 de novembro de 2014

Agua de Reuso

Olá Queridos Vizinhos!

Como o meu sistema de reuso para água da chuva ficou pronto :D, queria compartilhar com vocês sobre ele ...

O termo "água de reuso" é genérico e para todo tipo de água reutilizada. Mas, como esse tipo de água precisa ser tratada antes de reaproveitada, o mais simples se torna usar apenas a água da chuva.




Esse é um sistema padrão de agua de reuso, no qual existe uma cisterna enterrada no quintal e através de um sistema de bomba ($$) a água é enviada para uma caixa de água de chuva (reuso) que fica junto com a caixa de água potável. 







Retirado  http://www.comunitexto.com.br/dicas-para-reaproveitamento-de-agua/#.VHS1JPnF9qU


No meu caso, tinha um espaço sobre o deposito que fica no quintal que ia ser parte varanda, parte um recuo obrigatório. Pensando na possibilidade de sustentabilidade (muito antes dessa falta de água horrorosa pela qual estamos passando!) optei em usar essa parte para armazenar a água. Vantagem??? Não preciso do sistema de bombeamento, uma vez que a gravidade me ajudará!

Um outro detalhe sobre o reuso, é que normalmente ele vai para as descargas de banheiro. No meu caso optei apenas por torneiras para poder lavar o chão e molhar minha área gramada (e a horta, e o pomar, que apesar de pequenos, vão existir! Lembra que já tenho até amora e acerola; aliás, já comemos muita amora caseira esse ano!).

Nessa primeira imagem pode-se observar a descida de água do telhado para o sistema de reuso. Cerca de 50% do telhado permite que a água seja aproveitada para o reuso (a outra parte tem queda  para o outro lado e é descartada diretamente na rede pluvial!).


Na proxima figura, temos o filtro da água drenada, desenvolvido pelo meu super-pai-gerente-da-obra. Esse meu pedaço é um recuo obrigatório (ou isso, ou um paredão de dois metros :/) que eu vou fazer um jardim. Optamos por deixar o filtro nesse ponto para poder ser facilmente limpo.


E então ... voilá: o sistema final, com o ladrão descartando o excesso (tenho fé que em breve teremos excesso de água novamente!) para os sistema pluvial.


PS: felizmente pudemos testar ontem mesmo o sistema (parece que a chuva estava esperando ele ficar pronto ;) )! Na chuva que deu ontem a noite encheu quase 10cm :)


12 comentários:

  1. Oi Débora! Que bacana este sistema,não conhecia(não entendo muito sobre isso)!!
    O bom era que todos aderissem a sistemas como estes! :D
    O legal,é que vocês puderam contar com a própria gravidade,gerando uma ótima economia!
    Beijos
    Fe
    http://contruindo-minha-casa-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!

      Então ... também não entendo muito, mas minha irma usou o tipo cisterna e como meu pai gerenciou a obra dela, ele melhorou no meu ;)

      beijinhos

      Excluir
  2. Que máximo Debora!!!
    Super legal.. tb queria ter feito em casa, mas a paciencia nao permitiu rsrs
    Acho que quando for fazer a piscina vou repensar.. pois no meu caso, seria enterrado no jardim mesmo.
    Parabens, ficou mto bacana!
    beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Tudo bem?

      Sempre é tempo :) E pelo gramado que vi na sua ultima postagem ia valer a pena!

      beijinhos

      Excluir
  3. Bem bolado Débora
    Eu ainda penso muto nisso...apesar de já termos desistido e deixado o espaço da cisterna de reuso para sauna. Quem sabe ainda acho uma solução com a sua, bem mais prática e funcional, lá na minha obra.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna! Tudo mais tranquilo por ai?

      Acho que no final tem que se juntar o util ao agradavel: se eu tivesse que pagar pelo sistema bombeado, acho que desistiria também!

      beijinhos

      Excluir
  4. Achei tudo de bom esse sistema de reuso Debora...pena que minha casa não tem espaço :(

    bjs
    www.umacasanabahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri! Muito pó por ai?

      Não tem problema não ... tem outras formas de ser ecosustentável ;) E mudando de assunto ... estou procurando os marmores e granitos ... aff! Duro mesmo, hem? Agradar aos olhos, às cores e ao bolso! Ainda bem que sua arquiteta ajudou!

      Beijinhos!

      Excluir
    2. Deb, ainda bem mesmo, porque estava muito perdida na escolha.
      Dica: se puder prefira granito nas soleiras e na escada, é mais resistente que o mármore.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi Debora!
    Que legal esse sistema hein!...O mestre de obras chegou a comentar comigo que tinha feito uma casa com esse tipo de sistema...perguntei se dava pra fazer na minha, mais por causa da piscina não tenho mais espaço...Confesso que teria feito se tivesse pensado desde o começo do projeto...

    Parabéns pela obra!

    http://construindonaprimavera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Débora
    Que legal gostaria de ter feito isso porém nossa me falaram que fica um fortuna e com pouco espaço também não rolou quem sabe na próxima.
    Abraços
    http://casanoondas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite! Sou arquiteta e estou divulgando o nosso escritório: http://alinesantannarq.blogspot.com.br/
    Trabalhamos principalmente no desenvolvimento de projeto de residências unifamiliares e a nossa preocupação é realizar projetos com conforto térmico, iluminação natural valorizada, uma ventilação adequada para que sua casa seja um ambiente agradável tenha a iluminação natural a seu favor com um projeto de qualidade e você cliente não acabe sendo um escravo dos ar condicionados.

    Att.
    Arquiteta
    Aline Sant' Anna.
    CAU n° A100335-6

    ResponderExcluir